Araruama inaugura estádio em homenagem a Pelé – por Siro Darlan

CidadesColunistasEsportesGeral

Araruama inaugura estádio em homenagem a Pelé – por Siro Darlan

 MAZOLA21 horas ago  0  5 min read

Por Siro Darlan –

O Estádio “Milésimo Gol Rei Pelé”, será inaugurado neste sábado, dia 28, às 10h30min, um marco na história do futebol brasileiro.

A Prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho, se prepara para entregar um dos capítulos mais bonitos da história do futebol pentacampeão mundial, o Estádio Milésimo Gol Rei Pelé, homenagem ao maior jogador de futebol do planeta de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento.

Nascido em Três Corações (Minas Gerais) Pelé ves u a camisa da seleção brasileira pela primeira vez aos 17 anos, conquistou três Copas do Mundo, marcou seu gol de número 1000 em 1969, no Maracanã, e se consagrou como o maior ídolo do futebol mundial, influenciando várias gerações. Pelé morreu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos.

É essa história de vitórias e consagrações que o Estádio Milésimo Gol Rei Pelé, vai eternizar.

A obra, que será inaugurada no dia 28 de dezembro, às 10h30min, fica no Centro da Cidade. Possui área total de mais de 10.437 metros quadrados; o campo tem 105m de comprimento por 65m de largura. Nas arquibancadas são 2.685 cadeiras.

O estádio também conta com ala médica, ves ários, copa, sala de banheiras, sala de massagem, área suspensa para telão, sete camarotes e sete cabines para a imprensa. Este setor, dedicado à mídia, será uma homenagem ao jornalista Iata Anderson, morador de Araruama e Amigo do Rei.

“Iata Anderson, o amigo do Rei e das melhores informações”. (Fotos: Divulgação)

Além de toda essa estrutura, destaque para o Memorial Rei Pelé, com fotos que contam a história do maior jogador de futebol de todos os tempos.

O que já seria maravilhoso, vai ganhar ares de maestria com uma homenagem ainda mais imponente. O estádio vai ganhar a maior estátua do Rei Pelé já construída no mundo. Com três metros de altura, pesando 400 kg e banhado em bronze, o monumento é assinado pelo ar sta Rodrigo Pedrosa, que levou seis meses para concluir a obra.

O monumento retrata o momento em que o Rei vai chutar a bola para completar o seu milésimo gol, em um pênal , que ocorreu no dia 19 de novembro de 1969, no estádio do Maracanã, durante a vitória do Santos sobre o Vasco, por 2×1.

A cerimônia de inauguração do Estádio representa um momento histórico e vai contar com a presença de ilustres ex-jogadores que ajudaram a eternizar o nome do Brasil no mundo como o país do futebol. Entre eles, Jairzinho, ar lheiro brasileiro na conquista do tricampeonato mundial no México, em 1970, consagrado como “Furacão da Copa”, zagueiro Brito, considerado o melhor preparo sico da Copa de 70, Túlio Maravilha, ídolo e ar lheiro do Botafogo, Jorge Luís Andrade, que consagrou o maior meio campo da história do Flamengo, com Adílio e Zico, Rondinelli (O Deus da Raça) e Janaína Ventura, filha de Jairzinho.

“Projeto Milésimo Gol Rei Pelé”

O Estádio terá uma função social importante relacionada às crianças de Araruama, matriculadas nas escolas públicas municipais, que tem o obje vo de atender um pedido feito pelo próprio Pelé. Ao marcar o milésimo gol, ele disse com a voz embargada. “Nesse momento de viva emoção para mim, afirmo que devo tudo o que sou ao povo brasileiro. E faço um apelo para que nunca se esqueçam das crianças pobres. Vamos defender as criancinhas necessitadas”.

Para atender esse apelo do Rei, foi construído dentro do Estádio o Centro Espor vo de Futebol para meninos e meninas da Rede Pública Municipal de Ensino; que será o espaço sico do projeto “Milésimo Gol Rei Pelé”, implantado pela prefeita Livia de Chiquinho em janeiro de 2023. O obje vo do projeto é dar oportunidade aos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino para que desenvolvam suas potencialidades futebolís cas, construindo, assim, pontes para futuros profissionais do futebol.

Gesto do Rei Pelé é a imagem mais icônica do futebol, símbolo máximo de comemorações esportivas. (Reprodução)

Atualmente, 700 meninos e meninas estão treinando em núcleos de futebol dentro das próprias escolas, no contraturno das aulas. O obje vo é que durante esses jogos eles passem por uma “peneira” e aqueles que apresentarem maior ap dão serão selecionados para par cipar do treinamento profissional no Estádio Rei Pelé; os estudantes devem manter a nota mínima de 6,0 nas disciplinas para que se mantenham no projeto. Daí o nosso slogan: Craque na escola…Bom de bola!

E apesar de ainda estarem treinando nas próprias escolas, o projeto já está rendendo frutos, tanto que recentemente o aluno Vitor Hugo, de 10 anos, que estuda na Escola Honorino Coutinho, no distrito de Morro Grande, viajou até a capital, acompanhado da equipe de treinadores do projeto, para fazer um teste no Vasco da Gama.

SIRO DARLAN – Advogado e Jornalista; Editor e Diretor do Jornal Tribuna da imprensa Livre; Ex-juiz de Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), aposentado compulsoriamente por conceder benefício a preso em risco de vida, que uma vez preso faleceu nas grades da crueldade estatal; Especialista em Direito Penal Contemporâneo e Sistema Penitenciário pela ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Mestre em Saúde Pública, Justiça e Direitos Humanos na ENSP; Pós-graduado em Direito da Comunicação Social na Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal; Coordenador Rio da Associação Juízes para a Democracia; Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa; Conselheiro Benemérito do Clube de Regatas do Flamengo; Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB-RJ; Membro da Comissão de Criminologia do IAB. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2019 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do Jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ousiro.darlan@tribunadaimprensalivre.com