SOMOS SIRO DARLAN! Depoimentos de Ronaldo Gomlevsky e Michel Asseff

DESTAQUESSOMOS SIRO DARLAN! Depoimentos de Ronaldo Gomlevsky e Michel Asseff  Mazola15 horas ago 0  4 min read

Por Daniel Mazola e Prestes Filho –

Em função da repercussão das matérias exclusivas: “SIRO DARLAN: a Força, a Indignação e a Verdade“ e “SIRO DARLAN: eu conheço a fome, eu conheço o frio, vivi a vida dos jovens e das crianças abandonadas – essa é a minha origem”, estamos publicando uma série de depoimentos e manifestações de solidariedade de diversos membros da sociedade civil sobre a “perseguição implacável” – como a maioria tem se referido ao caso – que culminou com a suspensão do exercício da função do desembargador Siro Darlan.

Nosso objetivo é transforma esse trabalho em livro ou edição especial do jornal impresso para ser distribuído gratuitamente, caso queira ou possa contribuir com algum valor, entre em contato via WhatsApp (55 21 98846-5176) ou e-mails: mazola@tribunadaimprensalivre.com / prestes@tribunadaimprensalivre.com

***

SOMOS SIRO DARLAN

Depoimentos – Parte XXI

#campanharestaurarverdade

RONALDO GOMLEVSKY é empresário, jornalista, advogado e editor da Revista Menorah e do programa Menorah na TV, cujas edições internacionais já foram produzidas em 56 países. Desde 2000, percorre o mundo fazendo uma espécie de raios X de comunidades judaicas, já passou pelos cinco continentes visitando e mostrando a vida judaica do planeta.

Dr. Ronaldo Gomlevsky

Antes de tecer comentários sobre quem é Siro, desejo deixar claro que sou um democrata de direita que pensa em quase todas as questões sociais, de forma diversa de Siro Darlan, que é um democrata de esquerda.

As nossas diferenças ideológicas nos unem no aspecto de nossos comportamentos que exigem respeito aos pensadores e aos pensamentos diversos daqueles pelos quais optamos. Quero dizer que o aspecto democrático do comportamento do homem Siro é o que me faz apreciar-lhe as ações na condição de cidadão brasileiro que ele é, preocupado com o semelhante dele.

Conheço SIRO DARLAN há mais de trinta anos e me deixou profundamente bem impressionado, o carinho, o cuidado e a preocupação do então juiz da infância e adolescência com os menores com os quais precisava lidar na condição de magistrado. A crença na recuperação dos menores infratores e o equilíbrio das sentenças que proferia foram marcas registradas do SIRO DARLAN.

Do ponto de vista social, não ousaria deixar de citar a preocupação constante do homem SIRO DALAN com aqueles menos favorecidos a quem ele sabe que nós devemos respeito e apoio.

Do ponto de vista da forma pela qual SIRO DARLAN age como magistrado, tenha sido como juiz ou, agora na condição de desembargador, sei que nunca se impressionou com pressões de poderosos que abusaram e abusam do poder que possuem, sentenciando em favor da aplicação rigorosa da lei e não no sentido de proteger que infringe a regra do cumprimento da lei, em geral.

Um desses casos envolveu as Organizações Globo e um menor de idade que SIRO DARLAN defendeu protegendo-o de situações que lhe eram traumáticas. Enfrentou a VÊNUS PLATINADA e desde então, sofre as consequências.

Do ponto de vista da ação do homem no ambiente onde vive, posso destacar a atitude solidaria de SIRO DARLAN com os meninos e as famílias, vítimas do incêndio do Ninho do Urubu.

Não há quem não conheça o amor de SIRO DARLAN pelo Clube de Regatas do Flamengo, ambiente que nós dois frequentamos.

No entanto, Siro Darlan não se cala na defesa dos direitos humildes atletas mirins que perderam a vida. SIRO DARLAN é um exemplo de cidadão com quem tenho a honra de conviver.

***

MICHEL ASSEFF é advogado criminalista e professor, causídico aguerrido, construiu uma carreira de mais de 40 anos dedicados ao Direito. Obteve notoriedade ao assumir a Diretoria Jurídica do Clube de Regatas do Flamengo.

Dr. Michel Asseff

O desembargador Siro Darlan sempre se destacou como um dos magistrados progressistas,  em um meio notadamente conservador.

Dotado de empatia e sensibilidade, voltado para os pobres e desfavorecidos, mostrou-se,  desde cedo, como juiz com sólida formação humanística.

Exatamente no momento em que o Brasil resolveu consagrar o obscurantismo, Siro passou a ser perseguido em resposta a sua posição fortemente libertária.

***

Envie seu depoimento: mazola@tribunadaimprensalivre.com

Assine a nota pública de defesa da independência funcional do desembargador Siro Darlan: http://chng.it/4zLKk5xPVj


DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (2004/2017) e ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI; Foi Vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013).


LUIZ CARLOS PRESTES FILHO – Diretor Executivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Cineasta, formado em Direção de Filmes Documentários para Televisão e Cinema pelo Instituto Estatal de Cinema da União Soviética; Especialista em Economia da Cultura e Desenvolvimento Econômico Local; Coordenou estudos sobre a contribuição da Cultura para o PIB do Estado do Rio de Janeiro (2002) e sobre as cadeias produtivas da Economia da Música (2005) e do Carnaval (2009); É autor do livro “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos do Sambódromo” (2015).