Cidades, Colunistas, Cultura, DIREITOS HUMANOS, Geral
Terceira Cerimônia de Posse dos Novos Acadêmicos da Academia Brasileira de Letras do Cárcere (ABLC)
MAZOLA, 50 minutos ago 0 2 min read
Por Daniel Mazola –
Literatura como meio de libertação e transformação de vidas!
A Academia Brasileira de Letras do Cárcere (ABLC) realizará, no dia 17 de outubro, às 14h, sua terceira cerimônia de posse no auditório da Fundação Santa Cabrini, situada no Largo do Machado nº 48, em uma parceria que visa fortalecer a reintegração social por meio da literatura, em uma parceria que visa fortalecer a reintegração social por meio da literatura.
Criada para destacar as obras de escritores e escritoras encarcerados ou egressos do sistema prisional, a ABLC promove a valorização humana e o direito à educação e à expressão literária. A iniciativa surgiu em 2023, idealizada pelo diretor da Tribuna da Imprensa Livre e desembargador aposentado Siro Darlan, em conjunto com advogados e membros da sociedade civil. Desde sua fundação oficial, em 18 de abril de 2024, na Faculdade Instituto Rio de Janeiro – FIURJ, a ABLC tem proporcionado visibilidade a importantes autores que trazem novas perspectivas sobre a vida e a literatura.
Neste ano, já foram realizadas duas cerimônias de posse, totalizando nove novos acadêmicos.
Na terceira cerimônia, mas doze escritores serão empossados, completando assim as vinte cadeiras da ABLC. O evento reafirma o compromisso da instituição em reconhecer e promover os direitos sociais dos encarcerados, em especial o direito à educação e à produção literária.
Esta cerimônia será mais uma oportunidade para dar voz a novos autores e demonstrar o poder transformador da literatura. Mais do que uma forma de expressão individual, a produção literária se revela um caminho para a construção de uma sociedade mais inclusiva e humanizada.
Venha prestigiar essa celebração que reafirma o papel da literatura como meio de libertação e transformação de vidas!
Para mais informações: 21 97035-1765 (Ana Paula de Deus)
DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTb 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013).