Rio de Janeiro, 01º de julho de 2013.
Exma. Sra. Presidente,
Cumprimentando-a respeitosamente, venho pelo presente informar-lhe que o Ofício PRES nº 443/2013, com as devidas ressalvas, não possibilitou esclarecer os pedidos de informações ora solicitadas por meio do Ofício Gab. 036/2013.
Cumpre ressaltar que, o teor do Portal de Transparência estabelecido pela Lei nº 12.527/2011, é veículo público que visa dar à sociedade o conhecimento e controle sobre os órgãos públicos, consoante os princípios basilares que norteiam toda Administração Pública, principalmente, no tocante à publicidade que lhe é inerente.
Como esclarecido por V. Exa., em razão da ausência de regulamentação da Lei Federal em comento, pelo Judiciário Fluminense, o portal da transparência hospedado no sítio eletrônico deste Egrégio Tribunal de Justiça, fora instrumentalizado de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, contudo, a ferramenta que se destina a dar publicidade de todos os dados do Poder Judiciário deste Estado, não possibilita que sejam esclarecidos todos os tópicos ora formulados no ofício em referência deste Gabinete.
Neste mister, visando obter satisfatoriamente os esclarecimentos das informações solicitadas, torna-se necessário reiterar, integralmente, o teor do ofício em evidência (Of. Gab. 036/2013), tendo em consonância com o chamamento feito por V. Exa. de “participação efetiva de todos os desembargadores, juízes e servidores, com os quais conto para a concretização dessa proposta, solicitando críticas e sugestões para o seu aprimoramento”.
É salutar para se alcançar tal finalidade, contar com os seus bons préstimos, no sentido de fazer esclarecer os pedidos das informações que não estão disponíveis no referido Portal ora indicado pela Presidência, razão pela qual, recorro à Eminente Presidente deste Tribunal, para suprir a falta das informações outrora requeridas.
Em que pese o serviço de informação esteja vinculado à Ouvidoria Geral do Poder Judiciário, solicito-lhe que se faça esclarecer, ainda, os dados extraídos do Anexo IV A – Quantitativo de Cargos Efetivos, que registrou em 02/2013, o total de cargos vagos, ou seja, 1331 (hum mil trezentos e trinta e uma) vagas para o Cargo de Analista e 516 (quinhentos e dezesseis) para o cargo de técnico. (Doc. em Anexo I)
É notório que, o Tribunal Fluminense esta com enorme carência de serventuários e magistrados, além disso, sabemos que a válvula motriz do avanço e do excelente desempenho alcançado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro é resultado dos esforços de todos servidores e magistrados, que não têm esmorecidos frente às dificuldades de ordem estrutural, política, orçamentária, de escassez de recursos materiais e humano, situação que tem se agravado, principalmente, em relação à primeira instância.
Diante deste cenário, sabedor de todos os seus esforços e da sua competência em Administrar a Casa da Justiça do Rio de Janeiro com zelo e sabedoria, devemos direcionar nossa atenção para as áreas mais sensíveis às tais deficiências e juntos, de forma democrática, solucionarmos tais problemas.
É crucial que seja dada prioridade absoluta à área de crianças, adolescentes e idosos, ressaltando que a Vara da Infância e da Juventude de Santa Cruz está há quase dois anos sem juiz titular.
Contudo, para viabilizar a administração participativa e democrática que se preza, é imprescindível que as informações sejam esclarecidas.
Assim, velando pelo bom desempenho da máquina judiciária, sugiro que se faça convocar, com a maior brevidade possível, os candidatos aprovados no último certame, para ocuparem os 2300 (dois mil e trezentos) cargos vagos no quadro pessoal, dando prioridade à categoria de Analistas, eis que restou demonstrado que o maior número de cargos vagos é desta categoria.
Em corroboração ao que foi alegado e documentado, trago a baila que, a propósito da política de incentivo à aposentadoria, o número de cargos vagos aumentou consideravelmente, onde se averigua que a maior adesão foi por parte de servidores Analistas (doc. Anexo II).
Portanto, em detrimento ao número de cargos vagos e da crescente demanda de trabalhos, reforça-se a necessidade de se fazer esclarecer o que impede a contratação imediata de pessoal, principalmente, de nível superior para amenizar os impactos negativos gerados pela carência de servidores nesta Corte.
Registra-se ainda, que é imperioso manter a qualidade dos trabalhos realizados nesta Justiça, que em escala crescente, tem sobrecarregado todos os serventuários frente à escassez de recursos humanos, pois se nota, os servidores de nível médio – Técnicos- estão executando funções privativas dos Analistas, ocasionando prejuízos a excelência da qualidade da prestação jurisdicional, tendo em vista que os Técnicos não possuem capacitação e qualificação técnica para atenderem as demandas dos trabalhos privativos dos Analistas com ou sem especialidade. (doc. em Anexo III).
Isto posto, face às dificuldades encontradas no sentido obter as informações elencadas no Of. Gab 036/2013, seja por meio por meio do Portal da Transparência ou pelos órgãos competentes, solicito, cordialmente, à Presidência desta Egrégia Corte, que leve em consideração tais fatos e preste as referidas informações a este Desembargador, suprindo a ausência das informações que se almeja tê-las todas esclarecidas.
Aproveito a oportunidade para renovar os votos da mais alta estima e consideração.
Na certeza de sua compreensão, antecipo desde já o meu agradecimento pela atenção e consideração.
SIRO DARLAN DE OLIVEIRA
Desembargador
Exma. Sra. Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Desembargadora Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano
PREZADO DESEMBARGADOR SIRO DARLAN,
É com muita alegria e gratidão que li seu ofício remetido à presidente do Tribunal de Justiça sobre a enorme carência de servidores.Sabemos que o Tribunal tem trocado servidores por estagiários, em flagrante prejuízo aos jurisdicionados e usuários da justiça em geral.Espero que um dia as coisas se revertam.
Parabéns pela coragem de sempre. Como diz o poeta: “…ah se todos no mundo fossem iguais a você…”
Parabéns pela integridade,aproveito a oportunidade pra convidar vossa excelência a visitar nosso fórum e constatar de perto a angústia de milhares de pessoas que estudaram e fizeram sua parte pra conseguir um sonho que esta sendo podado por uma política nepotista e precária do nosso querido tribunal.
Toda minha família agradece.
http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=8325818#8325818
Excelência, muito obrigada pelo apoio! É bom saber que podemos contar com a sua ajuda.
Grande Abraço.
Margarida
Ótimo texto! Retrata bem o que o TJRJ está vivenciando. Nós, que fizemos um concurso tão importante, merecemos um esclarecimento da administração quanto à escassa convocação de Analistas Judiciários.
Parabéns, Desembargador Siro Darlan, pela coerência e atenção aos serventuários do nosso Tribunal.
Exmo. Desembargador Siro Darlan
Eu tenho 71 anos. Estou verdadeiramente emocionado, ao conhecê-lo pelo seu trabalho. Não sabia que ainda existiam, aqui no Brasil, espécimes de seres humanos da sua categoria. Para mim isso já estava no plano da Utopia. Coisas que todos desejamos, mas que não existem. São apenas sonhos ou devaneios. Eu não preciso dizer o que penso, porque V. Exa. já sabe quem é, com certeza, porque só uma pessoa muito convicta da sua inteligência e capacidade, pode se atrever, se assim me permite, a arguir de cima pra baixo essa… gente, com os qualificativos que V. Exa. deixou claro quem são.
Se eu dissesse parabéns estaria sendo muito simplório. Gostaria realmente era de gritar bem alto em praça pública: ENCONTREI UM HOMEM! ENCONTREI UM SER PERFEITO! ENCONTREI UMA SUMIDADE EM DECÊNCIA E VERDADE!…
Muito obrigado porque V. Exa. existe. Se houvesse mais dez como V. Exa eu estaria no Brasil que eu amo!…
Lamento Senhor João. Nem Cristo agradou a todos, não seria eu quem agradaria. Só lamento sua falta de respeito com os colegas que pensam diferente. Apenas manifestei minha indignação e solicitei solução para a falta de contratação dos conscursados como é de direito. Óbvio que se o Senhor não é concursado não deve ter interesse , nem legitimidade. Mas aceito suas criticas de bom grado. Afinal cada um tem o direito de se manifestar como quer.Siro Darlan
Brilhante posicionamento!!!!. Indago-me também o porquê de tão irrisória convocação. Estagiário fazendo trabalho de técnico, técnico fazendo trabalho de analista. Ora o Poder Judiciário deveria ser o primeiro a combater qualquer tipo de conduta abusiva. Se não pudermos confiar na lisura de tal órgão, em quem mais poderemos confiar?!
Exmo. Sr. Desembargador,
É impressionante como cativa a verdade bem dita.
Obrigada pela atenção dada à causa dos muitos concursados aprovados e que hoje estão frustrados e sem esperança devido às atitudes omissas da Exma. Sra. Presidente deste Egrégio Tribunal de Justiça.
Esperamos pode contar sempre com sua intervenção, afinal a causa é comum a todos os membros da sociedade fluminense.
Parabéns pelas nobres palavras.
Att,
Prezado Desembargador,
Parabenizo-o pela coragem de expor as mazelas do judiciário fluminense. A cúpula precisa entender que o Tribunal jamais conseguirá prestar um serviço público de qualidade sem servidores qualificados. Os analistas têm papel preponderante nos cartórios judiciais e o desvio de função é responsável pela má qualidade do serviço púlbico. Os técnicos e estagiários são importantes, mas não podem substituir os analistas. É necessário que exista um equilíbrio na lotação em cada cartório entre técnicos, analistas e estagiários tal como existe na Justiça Federal. Com o concurso em vigor e a comprovada necessidade de força de trabalho nos cartórios, o bom senso deve falar mais alto. Que o concurso público cumpra sua função de trazer mão de obra qualificada e compromissada para o Tribunal. As recentes manifestações estão clamando por moralidade, serviços públicos de qualidade, transparência. O judiciário deve ser o modelo para as outras esferas, pois cabe a ele julgar os excessos que são cometidos pelos agentes públicos que estão sucateando o Poder Público.
Exmo. Desembargador Siro Darlan
Eu tenho 71 anos. Estou verdadeiramente agradecido pelo seu trabalho pelo bem comum, com muita justiça e preocupação. Acho que V.Exa. tocou no âmago da questão. Foi uma honra conhecer o seu trabalho e um prazer conhecê-lo através dele.
Obrigado
Muito obrigada por dar voz a essa situação calamitosa que o TJ está sofrendo.
Todos estão sendo prejudicados com essa postura inexplicável do Tribunal de não convocar os concursados para suprir as vacâncias da instituição: serventuários sobrecarregados, técnicos que são obrigados a acumular funções de analista, advogados, magistrados e a população em geral, que sofre muito com tudo isso. A situação dos analistas é realmente gritante, devido à convocação insignificante face ao alto número de cargos vagos. Realmente inacreditável!
É maravilhoso perceber que existe alguém com bom senso como o sr.
Deus abençoe!!
Tem quase 3 vezes mais cargos vagos de analista do que de técnico. E as convocações, embora poucas em números absolutos, chamam muito mais técnicos que analistas.
Diante disso, que sequer é controverso pois são números, ainda tem quem venha aqui se queixar que o Dr. Siro está privilegiando analistas.
Pelo amor de deus…
Foram 111 técnicos e 13 analistas para a 1ª região, na última chamada. Os números falam por si só.
Tem que privilegiar analista sim! No último concurso privilegiaram técnicos, tanto é que os cargos vagos de técnico somam um número bem menor. O sonho dessa administração seria transformar os cargos de analista em técnico (e talvez os de técnico em vagas de estágio), já que a única coisa que olham é o custo. Mas ainda existe nível superior no TJ, por mais que queiram exterminá-lo.
Parabéns, Dr. Siro.
Acho que já passou da hora de todos se mobilizarem. É preciso aproveitar esse momento de protestos e colocar para sociedade que é necessário reformas profundas nas instituições brasileiras. A imoralidade e a corrupção passeiam nos órgãos públicos. É necessário que surja mais e mais pessoas que proteste contra essas relações obscuras entre os poderes, essa falta de transparência com a coisa pública. Vai chegar um momento em que, ou reduzimos esta monstruosa corrupção ou passaremos por dias muito difíceis. O povo nas ruas já começou a clamar.Parabéns Des. Siro Darlan, Deus te abençoe. Sua coragem, em meio a tanta pilantragem, é muito louvável. Ah, se tivesse mais uma dezena de desembargadores pensando assim… Com certeza essa galera que “rala pra caramba”, estudando para concursos, já estaria trabalhando.
Ab
Eber Sias
Admirável Dr. Siro Darlan,
Muito feliz por verificar que com seu ativismo judicial vemos um “julgador-cidadão” sair da inércia e se manifestar em prol não apenas de um grupo (aprovados), mas de todos os jurisdicionados do nosso Estado do RJ, que se deparam com a prestação de um serviço público de qualidade aquém da que seria devida, moroso e temerário, posto que há uma chuva de terceirizados, estagiários e servidores em desvio de função no tratamento dos processos judiciais, não obstante haja um incontroverso quadro de cargos vagos a serem supridos. Com esta inércia da atual Administração do TJ em realizar as devidas convocações, estamos sendo supridos do nosso DIREITO DE ACESSO A CARGOS PÚBLICOS, hoje alçado a categoria de direito fundamental, como muitos autores vem sustentando. Agradeço-lhe não como concursada, mas como cidadã, e vejo em vossa atitude um sinalizador de esperanças renovadas, de que os juízes devem sim sair de seus gabinetes e atuar em prol da população ativamente, da forma como for possível. Muito obrigada!
Desculpe-me João, mas eu não concordo porque eu também fiz o concurso para o cargo de Técnico Judiciário e vejo nesse ofício uma esperança de convocação que até pouco tempo não tínhamos. No fórum da internet sobre esse concurso já vi várias pessoas dizendo para desistirmos, seguirmos em frente, pois do TJ não sairia mais nada. Nós sabemos que é um custo para saírem convocações e quando elas acontecem, nós nos decepcionamos com a quantidade. Sabemos que se continuar dessa forma, nesse ritmo, não poderemos esperar muito desse certame. Por isso, temos que olhar para o pedido do doutor Siro Darlan com muito agradecimento, como uma oportunidade de a Presidenta Leila Mariano considerar a questão proposta por ele e convocar o máximo possível. Se antes achávamos que não sairia mais nada desse concurso, agora temos a possibilidade de saber o posicionamento de um desembargador a respeito da nossa situação, da possibilidade de sermos chamados, fato este que nos dá mais força e mantém nossa esperança acesa. Devemos lembrar que ele olhou para nós, falou do concurso que prestamos e pediu novas chamadas. Não podemos reclamar, mas sim sermos gratos.
Faço um apelo a Vossa Excelência, que continue nos ajudando nessa causa.
Muito Obrigada.
Des. Siro, agradeço muito por tomar a iniciativa de cobrar esclarecimentos quanto ao último concurso do TJ e a ausência de convocações. Infelizmente algumas pessoas não conseguem enxergar a realidade: o número de cargos vagos para analistas é muito maior e continuar priorizando apenas a convocação de técnicos (que até agora foram minguadas também) é continuar alimentando o imoral desvio de função.
Parabéns ao honrado Des. Dr. Siro Darlan.Vossa Excelência é um exemplo para todos.
Excelência, meus sinceros agradecimentos pela atitude. Não há dúvidas do precário cenário que passa o judiciário carioca. Devido a tantas terceirizações, desvios de função, entre outras, não resta dúvidas que a administração da casa da Justiça do Rio de Janeiro não está fazendo jus ao seu nome. Expresso-me não como concursado, expresso-me como cidadão, indignado com a deficitária prestação jurisdicional da casa referida em todo o âmbito do Estado. Embora haja algumas vozes preocupadas com a própria situação ( uma visão egoística, reconheço; porém compreensiva, admito), o que está na ordem do dia não é este ou aquele potencial número de convocações para um ou outro cargo, mas a atuação de um órgão responsável pela vida de milhares de jurisdicionados, uma discussão macro que vai muito além da situação de concursados ou servidores, falamos, aqui, sob a ótica do prejuízo constante causado ao cidadão. Não há mistérios que os Poderes estatais, em busca da fiel execução de suas finalidades, atuam, administrativamente, com parcela de discricionariedade, contudo, no atual momento, parece que a conveniência e oportunidade deram lugar a arbitrariedade. Espero, assim, que sua voz seja a motriz para um judiciário que atenda a todos os princípios plasmados na carta republicana, mormente o da moralidade. Termino com a ratificação dos mais honestos votos de agradecimento, nutrindo, ainda mais, a admiração compartilhada por outros colegas.
Não concordo com os poucos comentários que criticam a louvável atitude do Exmo. Desembargador, pois ele foi bem claro no seu pedido: convocação de 2300 cargos vagos, com especial atenção ao de analista (ora, não é onde se encontram as maiores vacâncias?). Infelizmente o cargo de técnico sempre foi utilizado para desvio de função, cientes os administradores do TJ da quantidade de vacâncias não preenchidas para os analistas há anos. Que convoquem então todos os técnicos, mas não em detrimento do cargo especializado ou de nível superior. E as pessoas se acostumaram com isso, não analisando a fundo o X da questão (ou será que acham justo estagiário fazer o serviço de técnico?) Mas vamos lá, estagiários também fazer serviço de Analista e como o fazem!!! Enfim, para que então foram criados os cargos de analistas? Será que realmente não são necessários?
Em vez de reclamarem deviam dar total apoio a quem ainda pretende lutar por transparência e justiça, uma vez que são tantos os magistrados e SOMENTE ELE até agora abraçou a nossa causa. Afinal, todos sabemos que, dentro das atuais proporções, mesmo com a má vontade da administração em convocar concursados que estudaram e têm preparo suficiente para assumir a função, ainda assim foram convocados mais técnicos, ou esqueceram-se? Será que isso realmente é justo? Farinha pouca e meu pirão primeiro?
Gostaria que o Sr. não deixasse essa luta de lado por causa das poucas críticas, pois conseguiu acender algum fio de esperança em nós novamente. Parabéns por exercer com plenitude a sua função. Por favor, mantenha-nos informados a respeito de eventual resposta da Leila Mariano. Abraços!
Aqueles (poucos, graças a Deus) que criticaram a louvável e impessoal atitude do Des. Siro Darlan, se esquecem que VÁRIOS concursados que aguardam convocação para Analistas já são Técnicos. É o meu caso, por exemplo e, ao menos no 10º NUR, é o caso de TODOS os que estão nas primeiras colocações. Isso significa que, convocando-nos, abrir-se-ão mais vagas para Técnicos. João e Mônica, sejam, no mínimo, inteligentes!
Ah, só para completar: por esse mesmo motivo, na 1ª convocação, chamaram 07 Técnicos para o 10º NUR, quando as vagas do edital eram de apenas 03 ou 04 e chamariam apenas essas carências.
Desembargador, Vossa Excelência dignifica verdadeiramente o quadro da magistratura fluminense. Eu, minha família, todos os serventuários que sofrem com a escassez de mão de obra no TJRJ, nós Técnicos que fazemos serviço de Analista, enfim, toda a população do Estado do Rio de Janeiro, agradecemos imensamente sua atitude. Que Deus o abençoe!
Sabem de uma coisa? Eu não sei porque essa discriminação com a minha participação!… Será pelos meus 71 anos? Será porque eu não sou funcionário nem concursando? Pois é, mas eu tenho sofrido solidariamente com duas pessoas que são, e estão nesse mesmo barco dos demais… Eu sei o que significa o castigo de depois de 10 anos servindo ao TJ como Técnicos, fazer concursos para Analista, e se destacar lá na frente, entre as maiores notas do concurso, e não serem convocados pelo capricho de uma presidente que com certeza tem objetivos diferentes do interesse do Tribunal. Tudo isso é revoltante, principalmente quando parte dos deuses absolutos desse órgão, como citou bravamente a Des. Eliana Calmon, cujo salário divulgado beirava os 600 mil reais por mês. Coisas incompreensíveis. Principalmente quando se está nas mãos desses poderosos corruptos e NINGUÉM FAZ NADA! ABSOLUTAMENTE NADA!
Uma covardia com as pessoas que também têm direito de progredir na sua carreira e se vê bloqueado por atitudes que são estranhas ao meio sadio e nem explicações pretendem dar.
Verdadeira ditadura, arrogância e prepotência, em benefício do que somente os seus iguais podem explicar.
Aí aparece alguém, igualmente forte, à margem desse grupo corporativista, que entende toda essa problemática, que apoia a coisa honesta, que divulga os interesses dos menos aquinhoados, numa surpreendente manifestação e a gente não pode ficar entusiasmado! A gente não pode demonstrar euforia nessa providência única, porque é discriminado, não sei por que, porque ninguém explica e simplesmente bloqueiam essa manifestação espontânea, de uma pessoa que se surpreende com tal atitude de valor. Quando já deixou de acreditar na raça brasileira! Porque pra todo lado que olha é só corrupção, corrupção e corrupção generalizada. Está bem… Não precisa divulgar a minha manifestação, porque ela seria chocante, principalmente vindo de um ninguém como eu, mas eu sei que V. Exa. vai ler e entender o meu agradecimento extravagante, que representa o agradecimento de outros muitos, milhares talvez.
Não é para ninguém mais essa mensagem. Apenas para V.Exa. mesmo.
O TJRJ virou bagunça mesmo, guarda municipal, pipoqueiro, gari, pintor de parede, eletricista, qualquer um pode fazer o serviço de OJA!!! Brincadeira, nós OJA estamos perdidos!!!
Deixo aqui registrado o meu muito obrigado, bem como a minha admiração pelo Desembargador Siro Darlan.
Ilustríssimo Desembargador Siro Darlan,
Venho aqui agradecer sua nobre iniciativa e expressar o contentamento de saber que no tribunal ainda há membros verdadeiramente compromissados com os princípios basilares da administração pública.
Faço questão, também, de lamentar a extrema imaturidade e individualismo de alguns poucos colegas que foram capazes de denegrir a iniciativa de V. Exa.. V. Exa. redigiu um texto não só bem intencionado e oportuno, mas também extremamente técnico e imparcial. As pessoas que conseguiram encontrar alguma razão para reprová-lo parecem não saber reconhecer quando ajuda vem. Se até mesmo quando alguém vem para ajudar, elas reclamam e agridem, quem mais poderá ajudá-las? Que esperança resta para elas?
Gostaria de manifestar a minha gratidão pela manifestação de Vossa Excelência, sobretudo quanto à prioridade absoluta para a contratação de comissários da infánca, juventude e idoso.
Poucas pessoas neste país realmente se importam com os menores e os idosos brasileiros ao contrário do que prevê a nossa Constituição quando estabelece que o Estado deve atuar dando prioridade absoluta, em suas políticas públicas, no sentido de proteger os menores.
A convocação destes comissários será um passo favorável ao respeito à nossa Carta Magna.
Que Deus abençõe o seu trabalho assim como o dos que foram e ainda serão convocados.
Obrigada Dr. Siro!
Agradeço pelas suas palavras de interesse e preocupação com os servidores que fazem o TJ funcionar. Poucos na administração desse Tribunal estão dando o devido valor que eles merecem.
É importante saber que ainda há pessoas engajadas na luta para melhorar o serviço público no judiciário.
Espero de coração que a presidenta se sensibilize e reconsidere sua proposta.
Que Deus te abençoe!
Complementando as observações feitas pela Elaine e pelo Vinícius, eu também sou TAJ (há dez anos), e uma das motivações que encontrei para melhor realizar meu trabalho a cada dia é a oportunidade de alcançar um cargo maior. A falta de convocação para Analistas, cujo número de vagas é bem maior, é um grande desestímulo para os servidores que almejam crescer naquela Corte. Além disso, o denominado desvio de função, em que Técnicos são obrigados a realizar o mesmo trabalho que os Analistas, ganhando bem menos, representa um total desrespeito a todos os serventuários.
Felizmente, neste emaranhado de incertezas, escontramos o apoio de um magistrado, que, com clareza de pensamento, traz à baila para a administração do TJ esta questão obscura a ser resolvida, ou, ao menos, a ser devidamente esclarecida.
Desembargador Siro Darlan, agradeço imensamente o apoio que Vossa Excelência nos tem dado neste concurso.
Obrigada, de coração.
Ilustre Desembargador, gostaria de agradecê-lo por ser o único integrante da alta cúpula a se mostrar realmente interessado no funcionamento do Tribunal, em relação à carência de servidores (o que deveria ser de interesse do todos os juízes e desembargadores, já que a prestação jurisdicional fluminense encontra-se com uma rotina sombria e calamitosa).
No entanto, venho tecer comentários aqui sobre a distinção que deve ser feita em relação às vacâncias para o cargo de analista:
Quando é mencionada a vacância total para o referido cargo, não há separação entre as diversas especialidades existentes.
Dentro desse grupo de Analistas, encontramos médicos, assistentes sociais, psicólogos, OJAs, analistas sem especialidade, etc.
Quando mencionamos as vacâncias para o cargo de Técnico, TODAS elas são para o mesmo cargo, ou seja: Quando devidamente separados por especialidades, vemos que há muito mais vagas abertas para este cargo em questão.
Ninguém em sã consciência pode alegar que só há necessidade de convocações para TAJ, mas também não podemos desmerecer esse cargo. Afinal, NUNCA antes, em nenhum outro certame, foram exigidos assuntos tão complexos para o devido cargo; logo, percebe-se que precisam de um TAJ mais qualificados do que os já existentes.
Excelência, em nenhum momento penso que não há necessidade de mais analistas (inclusive também aguardo convocações para esse cargo), somente acredito que devemos analisar a questão baseados em reais NÚMEROS de vacâncias, o que viemos contabilizando dia após dia no DJERJ, além do que existe no próprio site do TJ.
Acredito que hoje a necessidade do Tribunal é gigantesca para todos esses cargos e não há que se pensar em somente uma ou outra especialidade.
Gostaria de deixar um apelo à Vossa Excelência: Formamos um pequeno grupo de aprovados para o cargo de Técnico e tentamos algumas vezes ser recebidos em seu gabinete, sem êxito. Entendemos que Vossa Excelência é muito atarefado, mas ficamos frustrados, exatamente por entendermos que seria nossa chance de expor o nosso entendimento a quem realmente nos ouviria. Temos todo o detalhamento do certame, o REAL NÚMERO de vacâncias e inúmeras provas documentadas de desvio de função do cargo de TÉCNICO.
Seria um alento imenso podermos ser recebidos por Vossa Excelência, em qualquer momento que fosse oportuno.
Mais uma vez, deixo aqui meu total agradecimento por todo o interesse demonstrado aos futuros servidores, em um momento onde a maioria da alta cúpula sequer se importaria com a situação.
Atenciosamente,
Priscila
Muito obrigada por essas sábias palavras e que Deus abençoe cada uma delas.
Priscila. Meu Gabinete é seu e do povo. Nunca deixei de atender niguem é so agendar 31335051. Siro
Des. Siro Darlan, sou mais uma pessoa que venho aqui a dar muitos créditos a suas palavras, precisamos muito desse apoio.
Agradecemos e contamos sempre com o senhor nessa nossa luta por JUSTIÇA.
Ilustre Desembargador Siro Darlan,
Eu e todos os aprovados neste atípico concurso do TJ-RJ agradecemos muitíssimo o apoio e nobre iniciativa.Nos causa um alento constatar que no Tribunal ainda há membros verdadeiramente compromissados com os interesses da sociedade.Por gentileza, se possível, mantenha-nos informados a respeito da eventual resposta da Presidenta Leila Mariano.
Att, Fernanda
Dr. Siro, a sua postura enche de orgulho e esperança os candidatos aprovados que têm sonhos. Sonho de uma carreira profissional, de uma vida digna. Lutamos muito, abdicamos de muitas coisas, nos dedicamos intensamente…..essa é a vida de quem decide fazer concurso público. A atitude do TJRJ é desrespeitosa, é desumana.
Nós, candidatos aprovados, estamos sem saber que rumo nossas vidas vão tomar, o que gera uma angústia sem tamanho. Porém, não há quem se preocupe com isso. Talvez sua intenção não tenha sido defender a nossa causa, mas defendeu, o que me faz ser grata e guardar uma imensa admiração pelo Senhor.
O nosso País precisa de pessoas assim!!!!!
Desembargador, só posso agradecer essa iniciativa de lutar pelo nosso Tribunal, é meu interesse pessoal, sim, passei em 6º lugar para oficial de justiça da 2ª região e minha vida, infelizmente, está paralisada na espera dessa convocação que não vem, mas como advogada esta também é minha, pois a espera é longa e justiça tardia é INJUSTIÇA, esta luta também é de uma cidadã que espera que as leis sejam respeitadas, pois ora é comigo, guardas municipais fazem trabalho de oficial de justiça sim, ora pode ser um caso ainda mais grave, pode até ser um enfermeiro fazendo o trabalho de um cirurgião cardiologista. A lei tem que ser respeitada, sobretudo por quem tem como a função dizê-la, daí jurisdição! Obrigada.
Dr. Siro, a sua postura enche de orgulho e esperança os candidatos aprovados que têm sonhos. Sonho de uma carreira profissional, de uma vida digna. Lutamos muito, abdicamos de muitas coisas, nos dedicamos intensamente…..essa é a vida de quem decide fazer concurso público. A atitude do TJRJ é desrespeitosa, é desumana.
Nós, candidatos aprovados, estamos sem saber que rumo nossas vidas vão tomar, o que gera uma angústia sem tamanho. Porém, não há quem se preocupe com isso. Talvez sua intenção não tenha sido defender a nossa causa, mas defendeu, o que me faz ser grata e guardar uma imensa admiração pelo Senhor.
O nosso País precisa de pessoas assim!!!!!
Excelentíssimo Desembargador,
Sou serventuário, chefe de cartório há quase três anos e ao ler essas linhas descobri que não estou só dentro do Palácio da Justiça.
Imagine Vossa Excelência. Juizado de Violência Doméstica de Campo Grande, 14 mil feitos, distribuição de 670 por mês, sem Juiz Titular, com 10 serventuários e 4 estagiários.
70% do acervo de medidas parotetivas de urgência, vítimas machucadas no balcão pedindo prioridade, Defensoria pedindo prioridade, MP pedindo prioridade, mais e 100 alvarás de soltura por ano.
Rogo a Deus todos os dias para que uma vítima não seja assassinada no área do nosso Juizado, pois aí vem a imprensa chamar os servidores de vagabundo… Para que se possa ter uma dimensão, tenho uma colega analista que além de grávida está com o pai em estágio terminal de câncer e não tira licença porque tem consciência que fará falta. Ajudem-nos!
Parabéns, doutor.
Fico feliz em saber que há quem olhe para o “todo”, principalmente para os jurisdicionados e concursados aprovados.
Estas Palavras estão em extinção “Meu Gabinete é seu e do povo” Parabéns Desembargador Siro Darlan!
Obrigada, Excelência!!
Depois de tanto sacrifício para obter uma boa colocação num concurso tão concorrido, é realmente lamentável ver o sonho ir por água abaixo.
Obrigada Desembargador Siro Darlan! A Justiça se faz realmente justa com atitudes assim como a do Senhor. Parabéns!!
Dr. Siro, a sua postura enche de orgulho e esperança os candidatos aprovados que têm sonhos. Sonho de uma carreira profissional, de uma vida digna. Lutamos muito, abdicamos de muitas coisas, nos dedicamos intensamente…..essa é a vida de quem decide fazer concurso público. A atitude do TJRJ é desrespeitosa, é desumana.
Nós, candidatos aprovados, estamos sem saber que rumo nossas vidas vão tomar, o que gera uma angústia sem tamanho. Porém, não há quem se preocupe com isso. Talvez sua intenção não tenha sido defender a nossa causa, mas defendeu, o que faz com que me sinta grata e guarde uma imensa admiração pelo Senhor.
Suas palavras demonstram também interesse pelo funcionamento adequado da justiça, coisa tão esperada e merecida por qualquer cidadão.
O nosso País está carente de pessoas assim!!!!!!!!
Muito obrigada
Dr. Siro, a sua postura enche de orgulho e esperança os candidatos aprovados que têm sonhos. Sonho de uma carreira profissional, de uma vida digna. Lutamos muito, abdicamos de muitas coisas, nos dedicamos intensamente…..essa é a vida de quem decide fazer concurso público.
A atitude do TJRJ é desrespeitosa, é desumana. Nós, candidatos aprovados, estamos sem saber que rumo nossas vidas vão tomar, o que gera uma angústia sem tamanho. Porém, não há quem se preocupe com isso. Talvez sua intenção não tenha sido defender a nossa causa, mas defendeu, o que faz com que me sinta grata e guarde uma imensa admiração pelo Senhor.
Suas palavras demonstram também interesse pelo funcionamento adequado da justiça, coisa tão esperada e merecida por qualquer cidadão.
O nosso País está carente de pessoas assim!!!!!!!!
Muito obrigada
Faço questão de registrar um MUITO OBRIGADA por suas nobres colocações sobre a carência de pessoal, dentre outras. Sou cidadã que precisa da prestação jurisdicional, conheço pessoas com processos “parados’ há mais de 3 meses e a jusrificativa que recebemos da ouvidoria é de “problema organizacional”. Além disso, sou candidata, vejo que há vagas e há falta absoluta de interesse nessas convocações por parte do TJRJ. Parabéns pela sua iniciativa!!!
Dr. Siro Darlan muito obrigado por reconhecer um grande problema do TJRJ, que a atual Presidenta fecha os olhos.
Prezado Desembargador
Filio-me aos comentários elogiosos à sua tão prestimosa iniciativa. Por óbvio, é mesmo impossível agradar a todos. Como muito bem colocado por Vossa Excelência, nem mesmo Jesus Cristo conseguiu…
Aproveito para agradecer por sua valiosa atenção e contribuição a um assunto tão sério e importante, não só para os serventuários em desvio de função e sobrecarregados pelo excesso de trabalho, para os aprovados no último certame, mas também, e principalmente, para os jurisdicionados que enfrentam o caos que se apresenta na 1ª instância deste Tribunal.
Que Deus continue a lhe abençoar.
Parabéns, Desembargador!!!
Parabéns, acende-se um pouco mais a chama da esperança de quem foi muito bem aprovado no último concurso, sabe que há vagas e orçamento, mas não é chamado. Sua voz sendo ouvida dentro do caos que se arrasta há mais de um ano é verdadeiramente um alívio. Muito obrigado, meu amigo.
Já sou serventuária e, apesar de ser técnica, sempre exerci função de Analista. Fiz o concurso para ANA sem especialidade e obtive o 15 lugar na Sexta Reg. Apesar do grande número de vacâncias, depois desse ano que se passou com míseras convocações, estava bastante incrédula de que haveria convocações expressivas. Mas sua intervenção veio para que não desanimemos. Uma luz no fim do túnel! Obrigada por nos apoiar! Deus o abençoe!
Dr. Siro Darlan
A sociedade deve reascender as esperanças de dias melhores em nossa Justiça Estadual, pois o senhor representa o povo! Muito obrigada!
Muito obrigada pela Força Desembargador Siro Darlan! Sem palavras…..