ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS DO CÁRCERE: Celebrando a Literatura Além das Grades – por Siro Darlan MAZOLA8 horas ago 0  4 min read

Por Siro Darlan –

Criada com o intuito de enaltecer as obras de escritores e escritoras que contribuem para nossa literatura mesmo estando presos, a Academia Brasileira de Letras do Cárcere (ABLC) tem como principal objetivo mostrar ainda mais versões e pontos de vista por trás da vida de importantes pessoas que merecem ser lembradas e ter suas obras lidas por todos os brasileiros.

A ABLC tem por finalidade estimular a escrita e leitura de livros escritos por encarcerados e egressos, visando sua reinserção social e a valorização do ser humano em cumprimento de penas privativas de liberdade.

A abertura oficial da Academia está marcada para o dia 18 de abril de 2024, às 17h, na Avenida Rio Branco n⁰ 277 (4⁰ andar), próximo ao Metrô Cinelândia, no Centro. Durante o evento, haverá a nomeação da mesa diretora e a divulgação dos ocupantes de 20 cadeiras, que serão ocupadas simbolicamente em homenagem a autores que contribuíram significativamente para nossa literatura, tanto falecidos, como Graciliano Ramos, Nelson Mandela, Martin Luther King, Esperança Garcia, Lélia Gonzales quanto vivos e continuam contribuindo para nossa sociedade, como José Pepe Mujica, Ângela Davis, entre outros.

Caso tenhamos escritores do Cárcere presentes já empossaremos nas respectivas Cadeiras por aclamação.

Cadeira nº 1 – GRACILIANO RAMOS – ACADÊMICO MARCIO NEPOMUCENO

Cadeira nº 2 – NELSON MANDELA – ACADÊMICO FABIO DA HORA SERRA – O SAGAT

Cadeira nº 3 – MARTIN LUTHER KING – ACADÊMICO EDILBERTO JOSÉ SOARES

jesuegraciliano – Página 8 – "Tudo o que é sólido desmancha no ar" Marshall Berman

A cerimônia contará ainda com um coquetel para receber os convidados e comemorar o início dos trabalhos da Academia. A iniciativa de criação da ABLC partiu de um projeto desenvolvido em 2023 pelo ex-desembargador de justiça Siro Darlan, que já está em plena atividade desde fevereiro. A perspectiva é que, com a evolução das atividades, mais 20 cadeiras sejam ocupadas posteriormente, completando o grupo de imortais.

A premissa inicial da Academia é ser uma entidade de caráter cultural e literário, com ênfase em despertar o interesse na apreciação de obras feitas por presos, que muitas vezes são esquecidas ou têm menor repercussão. Além disso, parte dessa premissa é dar posse a novos escritores que estão no cárcere ou recém-saíram da prisão, trazendo o conhecimento deles como uma forma de ressocialização e levando para o leitor uma experiência da qual, na maioria das vezes, nunca viveram. Isso elevará o compromisso de apoiar e promover a diversidade e inclusão na literatura com os meios democráticos e de teor civilizatório, levando em conta que todos devem ter seus pontos de vista ouvidos e apreciados.

LANÇAMENTO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS DO CÁRCERE

No próximo dia 18 de abril, será realizado o aguardado lançamento da Academia Brasileira de Letras do Cárcere (ABLC), um marco na promoção da literatura, diversidade e inclusão no Brasil. O evento acontecerá nas instalações da Faculdade Instituto Rio de Janeiro, localizada na Avenida Rio Branco nº 277 – 4º andar, próximo ao Metrô Cinelândia, no Centro, a partir das 17 horas.

Programação:

•17:00 – Abertura do Evento

•17:15 – Distribuição das 20 cadeiras honorárias aos futuros acadêmicos, nomeadas em homenagem a figuras icônicas da literatura e defensores dos direitos humanos.

•17:45 – Formação da mesa inicial, com a presença de renomadas figuras do meio jurídico, cultural e social.

•18:15 – Apresentação musical a cargo do cantor Luís Oliveira e Nívea Silva (um egresso).

•18:30 – Apresentação oficial da Academia Brasileira de Letras do Cárcere.

•19:00 – Posse da diretoria, composta por líderes engajados na promoção dos direitos humanos e inclusão social.

Patronos das Escolas Municipais - Graciliano Ramos: a subjetividade do sertão

Durante toda a cerimônia, os participantes terão a oportunidade de interagir e celebrar este momento histórico na literatura brasileira.

“O lançamento da Academia Brasileira de Letras do Cárcere representa um importante passo em direção à valorização da diversidade e inclusão na literatura brasileira”, afirma Siro Darlan, ex-desembargador de justiça do Rio de Janeiro.

Para mais informações sobre o evento, por favor entre em contato com Ana Paula de Deus, assessora de comunicação pelo telefone [21- 970351765] ou por e-mail sirodarlano@gmail.com

Não perca essa oportunidade de participar de um momento histórico na literatura brasileira e na luta pelos direitos humanos.

Livro recupera poesia de autores presos e torturados pela ditadura - Jornal O Globo

SIRO DARLAN – Advogado e Jornalista; Editor e Diretor do Jornal Tribuna da imprensa Livre; Ex-juiz de Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); Especialista em Direito Penal Contemporâneo e Sistema Penitenciário pela ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Mestre em Saúde Pública, Justiça e Direitos Humanos na ENSP; Pós-graduado em Direito da Comunicação Social na Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal; Coordenador Rio da Associação Juízes para a Democracia; Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa; Conselheiro Benemérito do Clube de Regatas do Flamengo; Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB-RJ; Membro da Comissão de Criminologia do IAB. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2019 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do Jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.