Itaguaí, imponente, rico e belo – por Siro Darlan

COLUNISTASPOLÍTICAItaguaí, imponente, rico e belo – por Siro Darlan  MAZOLA1 hora ago 0  4 min read  22395

Por Siro Darlan –

Conheci Itaguaí quando reentrei na advocacia na defesa de um vereador injustiçado que foi massacrado pela imaturidade democrática de um grupo de vereadores que abdicaram de sua independência e entregaram o mandato popular que lhe confiara o povo de Itaguaí para servirem como serviçais da ambição do Prefeito. Rasgaram os princípios de harmonia e separação dos poderes, da transparência e publicidade e no estilo lavajatistas rasgaram a Constituição e o devido processo legal, promovendo um processo kafkaniano, por eles mesmo falado em linguagem “árabe” para ninguém entender.

Ciaram um tipo penal administrativo com o único objetivo de obedecer à ordem do prefeito de afastar da Presidência da Câmara o único que exercia o mandato prestando contas ao povo através de um Canal de Televisão onde tudo e democraticamente discutido com a população. Desprovidos de escrúpulos, os vereadores se comprometeram a dar de presente a cabeça do Presidente da Casa, usando a abusando de mentiras, de verdades inventadas e um desejo de apagar (matar ou exterminar) aquele que vigiava o tesouro municipal, denunciando os abusos e representava uma ameaça aos desejos de perpetuação no cargo de um administrador no segundo mandato.

Como não podia deixar de acontecer a verdade sempre aparece e liberta, e gravações ao estilo “intercept2” que restaurou a verdade no Brasil, Itaguaí revelou a existência de um atentado às instituições democráticas, regada por “compras de votos”, “ameaças”, “coação aos representantes populares” e outros fatos da maior gravidade que estão sendo submetidos ao crivo do Ministério Público como fiscal da lei, e do judiciário, como guardião das leis e da Constituição.

Mas o que restou de bom nessa nefasta experiência, foi conhecer o povo de Itaguaí com um salário médio de 3 salários mínimos, com 20,4% da população com ocupação profissional, classificando-se na posição 25 dentre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Itaguaí tem uma excelente taxa de escolarização que chega a 97,6% nas idades entre 6 e 14 anos. Um PIB per capita muito bom, em torno de R$ 65.543,64, além de um índice de mortalidade infantil (dados de 2020) de 11,93 óbitos por cada mil nascidos, o que comparando com outros municípios é o 2323º dentre os 5570 do Brasil, e o 45º dentre os 92 do Estado do Rio de Janeiro. Apresenta 77,5% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 36,1 % de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 54,1% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiros, calçada, pavimentação e meio-fio).

Itaguaí tem uma área territorial de 282,606 Km², e em excelente localização. Antes terras indígenas, foi desenvolvido com a chegada dos missionários da Companhia de Jesus, e seu nome de origem indígena foi retirado da junção das palavras ITA = Pedra, e Guay + lago. Que sob inspiração dos missionários jesuítas, o povo de Itaguaí recupere a paz e a prosperidade que tanto merecem, fortalecendo-se sob inspiração de seus antepassados nessa Pedra frondosa da democracia e recupere a pureza do lago inspirando seus administradores para que voltem seus olhos e projetos políticos para o bem-estar da população e desenvolvimento dessa comunidade que merece o Direito à Felicidade.

Lembrando-nos do poeta Augusto dos Anjos:

“Não enterres, coveiro, o meu Passado. Tem pena dessas cinzas que ficaram; eu vivo dessas crenças que passaram, e quero sempre tê-las ao meu lado!”.

SIRO DARLAN – Advogado e Jornalista; Editor e Diretor do Jornal Tribuna da imprensa Livre; Delegado de Prerrogativas da OAB-RJ; Ex-juiz de Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); Especialista em Direito Penal Contemporâneo e Sistema Penitenciário pela ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Mestre em Saúde Pública, Justiça e Direitos Humanos na ENSP; Pós-graduado em Direito da Comunicação Social na Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal; Coordenador Rio da Associação Juízes para a Democracia; Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa; Conselheiro Benemérito do Clube de Regatas do Flamengo; Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB-RJ; Membro da Comissão de Criminologia do IAB. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2019 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do Jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com