Marcinho VP lança livro sobre cumprimento de pena no Complexo do Alemão, com criminalistas e prefácio de Siro Darlan – por Daniel Mazola

Escrito em parceria com advogados, o livro visa trazer à luz a realidade do sistema penitenciário e do Código Penal brasileiro. (Fotos: Daniel Mazola / TIL)CIDADESCOLUNISTASCULTURADIREITOS HUMANOSGERALJUSTIÇAPOLÍTICAMarcinho VP lança livro sobre cumprimento de pena no Complexo do Alemão, com criminalistas e prefácio de Siro Darlan – por Daniel Mazola  MAZOLA4 horas ago 0  3 min read  23270

Por Daniel Mazola –

Em coautoria com respeitáveis advogados criminalistas e prefácio de Siro Darlan, Marcinho VP oferece uma análise aprofundada sobre a execução penal, o sistema penitenciário e o Código Penal brasileiro.

Marcio dos Santos Nepomuceno, o ex-traficante conhecido como Marcinho VP, lançou na última sexta-feira (27) na Vila Olímpica do Complexo do Alemão, bairro que abriga um dos maiores conjuntos de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro, o livro “Execução penal banal comentada” sobre a polêmica questão da execução penal em terras brasileiras.

Os advogados Luciano Tourinho, Paloma Gurgel e Siro Darlan (ex-juiz) na Vila Olímpica do Complexo do Alemão, durante o lançamento do livro na última sexta-feira (27)

Escrito em parceria com Paloma Gurgel e Luciano Tourinho, ambos advogados criminalistas, “Execução penal banal comentada” analisa o sistema penitenciário e o Código Penal brasileiro do ponto de vista de especialistas e de quem vive na prática o cumprimento da pena. Eles acreditam que essa perspectiva é essencial para entender a dinâmica por trás do cumprimento da pena decretada pela Justiça.

Marcinho VP está preso há 21 anos ininterruptos. Nesse tempo, o traficante apontado como líder do Comando Vermelho, uma das maiores facções do Brasil, passou por diversas penitenciárias. Atualmente, Marcinho VP está detido no presídio federal em Catanduvas (PR), de segurança máxima.

O livro é o segundo de Marcinho VP. Em 2022, ele lançou “Marcinho verdades e posições — direito penal do inimigo”. Na obra, feita com o jornalista Renato Homem, o detento conta sua trajetória no mundo do crime, nega as acusações feitas contra ele e comenta sobre a política brasileira.

O novo livro foi realizado com textos coletados através de cartas entre familiares, advogados e detento, para analisar e relatar a brutal realidade dos cárceres no Brasil.

Segundo relato de um antigo morador do Complexo do Alemão: “a narrativa do encarcerado (Marcinho VP) nos faz refletir sobre o motivo principal da prisão que é a ressocialização do aprisionado num sistema carcerário completamente falido, mas deixo para os acadêmicos a discussão sobre transgressão ou não transgressão da lei de execução penal e o tal famigerado regime disciplinar especial nas prisões federais”.

O fato é que contrariamente ao que muitos poderiam imaginar, Marcinho VP analisa brilhantemente a questão da execução penal no país, o livro visa trazer à luz a realidade do sistema penitenciário e do Código Penal brasileiro. Recomendo fortemente a leitura do livro: “Execução penal banal comentada”.

Leia agora, na íntegra, o prefácio escrito pelo advogado, jornalista e desembargador aposentado Siro Darlan.

PREFÁCIO: Mocinhos e Bandidos, Heróis e Vilões – por Siro Darlan de Oliveira

DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTb 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013). 

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com