Novo “soldado” do PDT, Siro Darlan mostrou força política durante evento no Rio

A deputada e presidente do PDT-RJ, Martha Rocha, filia Siro Darlan ao PDT de Brizola. (Fotos: Daniel Mazola / Tribuna da Imprensa Livre)COLUNISTASNovo “soldado” do PDT, Siro Darlan mostrou força política durante evento no Rio  MAZOLA1 hora ago 0  7 min read  22134

Por Iluska Lopes –

Martha Rocha e Augusto Ribeiro filiam Siro Darlan.

O desembargador aposentado, Siro Darlan de Oliveira, assinou ficha de filiação ao PDT nesta quinta-feira (19) em evento bastante concorrido e tipicamente brizolista, que contou com a presença de diversos simpatizantes, militantes, dirigentes partidários e políticos na sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, Centro do Rio de Janeiro.

A deputada estadual Martha Rocha (presidente do diretório estadual) e o presidente do diretório municipal Augusto Ribeiro observam o doutor Siro Darlan assinar sua filiação ao Partido Democrático Trabalhista

O PDT agregou um importante reforço aos seus quadros para reencontrar seu espaço como protagonista da política fluminense. O ex-juiz, advogado e jornalista nunca escondeu sua admiração pelas causas do líder trabalhista Leonel Brizola, com que teve grande contato durante o período que foi juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro.

O deputado federal Mário Heringer (presidente estadual do PDT-MG) destacou a trajetória cidadã e humanista do magistrado Siro Darlan

Sem a presença do ministro da Previdência Social e presidente do PDT Carlos Lupi, com problemas na agenda ministerial, mas com a participação de centenas de entusiastas no auditório, Siro Darlan afirmou estar à disposição do partido apenas para fortalecer os valores criados politicamente por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, sem aspirar a nenhum cargo politico eleitoral.

Observado pelo vereador Welington Dias (PDT), o advogado Cacau de Brito, membro da executiva nacional do PDT, lembrou: “Siro Darlan é reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos fundamentais”.

Em artigo publicado aqui na Tribuna da Imprensa Livre, o advogado e também delegado de prerrogativas da OAB-RJ, Siro Darlan diz: “Finalmente, voltei a advogar, e minha primeira experiência foi fazendo uma sustentação de 60 minutos na Câmara dos Vereadores de Itaguaí, em processo administrativo kafkaniano de fundo eminentemente político persecutório”. Como delegado de prerrogativas da OAB, quando solicitado, Siro Darlan comparecerá em audiências e acompanhará em eventual abuso cometido por juízes e demais serventuários e ainda poderá recomendar o desagravo público.

“Sempre fui brizolista e trabalhista, agora sou um soldado do PDT”, afirmou o diretor da Tribuna da Imprensa Livre, agora membro da legenda de Brizola.

Leia o discurso do Dr. Siro Darlan na íntegra:

“Hoje, 19 de outubro de 2023, estou me filiando ao PDT.

Exmo. Senhor Presidente da República Doutor Getúlio Vargas – PRESENTE

Exmo. Senhor Presidente João Goulart – PRESENTE

Exmo. Senhor Governador Leonel de Moura Brizola – PRESENTE

Exmo. Senhor Professor Darcy Ribeiro – PRESENTE

Exmo. Senhor Governador Doutor Nilo Batista

Exmo. Senhor Presidente do PDT Ministro Carlos Lupi

Exma. Senhora Presidenta Estadual do PDT Marta Rocha

Exmo. Senhor Presidente Municipal do PDT Augusto Ribeiro

Exmo. Senhor Vereador Wellington Dias

Exmo. Senhor Deputado Federal Mario Hering

Exmo. Senhor Deputado Constituinte Paulo Ramos

Aceitei o convite para ingressar no PDT por minhas afinidades ideológicas com Leonel Brizola e quero levantar as bandeiras da educação, do respeito aos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, do respeito à igualdade de gênero e raça. Pelo respeito aos direitos dos trabalhadores brasileiros e a defesa da democracia e o estado de direito. Voltei à advocacia para defender os direitos humanos dos mais desvalidos, a volta do devido processo legal, a garantia da igualdade social e racial, combatendo todo tipo de preconceito e discriminação. Pelo respeito às terras indígenas e quilombolas e pela unidade do povo brasileiro na defesa de suas riquezas e valores. Estou à disposição do partido, mas não aspiro a nenhum cargo político eleitoral. Quero apenas fortalecer esses valores criados politicamente por Leonel Brizola e liderado pelo presidente nacional do PDT e Ministro da Previdência Social Carlos Lupi, a deputada Martha Rocha e o deputado Mario Heringer, e o Presidente Municipal Augusto Ribeiro.

Estamos ainda nas comemorações dos 70 anos da Petrobras, celebrando o vitorioso resgate que fez o Presidente Getúlio Vargas não apenas nos legando os principais direitos sociais e trabalhistas, mas todo esse manancial de riquezas que representa nosso ouro negro.

Mas devemos registrar que não foi a penas essa vitória, o legado desse partido, mas não se pode esquecer que Leonel Brizola plantou, com Darcy Ribeiro a semente da libertação desse povo através da educação. Mas o que poucos sabem é que também foi o agricultor e engenheiro Leonel Brizola quem primeiro importou as sementes de nosso ouro verde. Se hoje o Brasil é o maior exportador mundial de alimentos, foi Leonel Brizola, quem através do Embaixador Carlos Alberto Leite Barbosa, à época Oficial de gabinete do Presidente Jânio Quadros quem obteve a autorização para Brizola importar as primeiras sementes de soja e plantar no Rio Grande do Sul.

Vislumbro algumas bandeiras como o reflorestamento das favelas sem remoção, mas com moradia digna e respeitando os espaços ocupados pelas pessoas. É viável, mas requer planejamento cuidadoso e envolvimento ativo da comunidade. Esse tipo de projeto pode trazer benefícios significativos, como melhorias ambientais, aumento da qualidade de vida e fortalecimento dos laços comunitários. O uso criativo do espaço, a escolha de espécies adequadas e a participação das pessoas afetadas são essenciais para tornar essa iniciativa bem-sucedida.

O “Empoderamento e Justiça Social em Comunidades Marginalizadas” aborda temas como o reconhecimento de propriedade em favelas, o reflorestamento dessas áreas, a defesa dos direitos dos presos e familiares, e a proteção dos direitos dos sem terra e sem teto. Por meio de estratégias como assistência jurídica, conscientização ambiental, workshops informativos e parcerias com diversas entidades, o trabalho para buscar regularizar terras, promover o reflorestamento, garantir direitos carcerários e auxiliar aqueles sem moradia ou terra. A avaliação contínua permitirá medir o impacto nas comunidades, visando a equidade e a melhoria das condições de vida.

Queremos debater todas as questões da vida do brasileiro atuais e as soluções já apontadas pelo TRABALHISMO, O TRABALHISMO foi o movimento que lançou as questões que atualmente são debatidas: a Legislação Trabalhista e o duro golpe que recebeu por Temer/Bolsonaro, a Previdência Social, igualmente golpeada, as estatais estratégicas e a ideia do desenvolvimentismo para mostrar que o brasileiro pode superar o atraso.

O Partido Democrático Trabalhista – PDT – é uma organização política da Nação brasileira para a defesa de seus interesses, de seu patrimônio, de sua identidade e de sua integridade, e tem como objetivo principal lutar, sob a inspiração do nacionalismo e do trabalhismo, pela soberania e pelo desenvolvimento do Brasil, pela dignificação do povo brasileiro e pelos direitos e conquistas do trabalho e do conhecimento, fontes originárias de todos os bens e riquezas, visando à construção de uma nação democrática, solidária e socialmente justa.

Brizola indagava: “Qual a medida mais urgente se faria nesse país? E responde: Salvar nossas crianças. Claro, para as elites que só vivem pensando nos seu negócios, vive pensando só em fazer negócios com empresas estrangeiras, que vive só cuidado dos interesses de uma pequena parte da população brasileira, não se importa com isto que está aí.”

Nessa época eu era o Juiz da Infância e da Juventude e ele muito contribuiu para a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Quando você era criança eu cuidei de seu direitos. Agora quero cuidar de você!
Santo Agostinho define o mal como a ausência do bem, o ódio como falta de Amor. Que nunca deixemos de fazer o bem e que o Amor seja a bandeira do PDT.”

Por fim, com muita emoção e convicção, todos cantaram o hino que Brizola tanto amava, entoado por ele e por todos que lutam pela soberania nacional, o Hino da Independência!

ILUSKA LOPES – Jornalista, Sommelier e proprietária da IPANEMA WINE BAR. Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre. iluska@tribunadaimprensalivre.com

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com